QUEM SOMOS
Criado em 2014 na Universidade Federal do Pará, pelo Prof. Dr. Daniel de Paiva Silva, o Laboratório de Biogeografia da Conservação e Macroecologia (COBIMA Lab) foi transferido para o Instituto Federal Goiano campus Urutaí em 2015, onde encontra-se sediado.
O COBIMA tem como principal objetivo a formação de recursos humanos envolvendo discentes de Ciências Biológicas e Ecologia interessados nos seguintes temas: Conservação da Biodiversidade, Ecologia de Paisagens, Macroecologia, teorias relacionadas à Invasão de Espécies, proteção da Biodiversidade e modelagem de distribuição potencial de espécies/nicho. Apesar de ter um foco mais específico ao estudo de insetos (principalmente abelhas, nativas e exóticas, e besouros), têm sido também desenvolvidas pesquisas relacionadas à aves nativas e plantas exóticas invasoras no Brasil.
O grupo é composto por alunos de graduação, bolsistas e voluntários, além de alunos vinculados ao mestrado do Programa de Pós-Graduação em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado (PPGCRENAC), do IF Goiano, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBAN), da UFG e Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (PPGRENAC), da UEG . Além disso, o COBIMA possui parceria e apoio de profissionais atuantes na área, com ampla experiência, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia e Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis.